Além de ajudar a organizar os fluxos de pagamento, a folha de pagamento é um dos documentos mais importantes na relação entre funcionário e empresa, merecendo total atenção.
Saiba que ela influencia todo o fluxo de caixa de qualquer organização, registrando informações cadastrais, de cargos e de valores pagos aos colaboradores.
Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre ela e como fazer uma gestão eficiente dela para a sua empresa. Confira agora!
Folha de pagamento: o que é e como funciona?
A folha da pagamento é aquele documento que traz todas as informações de remuneração do funcionário no mês, além dos possíveis descontos. Além disso, ela tem função informativa, fiscal e contábil e não segue nenhum modelo padrão.
Aliás, o cálculo dela pode até parecer simples, mas é um trabalho um pouco complexo. Afinal de contas, há diversos aspectos envolvidos, como descontos de benefícios, férias, horas extras, entre outras coisas.
5 Dicas de como fazer uma boa gestão da folha de pagamento
Realize o planejamento de todos os pagamentos
Para evitar erros, tente planejar os pagamentos com antecedência. Além de apontar as datas de fechamento da folha com mais agilidade, também é válido contar com o 13º salário e com a rescisão contratual.
Tudo isso ajuda a manter a saúde financeira da empresa.
Se atente às mudanças
Sempre existem algumas na legislação que podem impactar a folha de pagamento, bem como transições da empresa, promoções e novas contratações. Aliás, o RH deve ficar bastante atento a tudo isso para que tenha tudo detalhado na folha de pagamento, pois são situações constantes e comuns nas organizações.
O pagamento de férias, o 13º salário e a rescisão de contratos também são pontos de atenção.
Determine cargos e salários
Quando existe uma estruturação correta dos cargos e salários, é possível realizar o lançamento de todas as informações com mais certeza, além de facilitar o controle dos pagamentos.
Invista em um bom controle de ponto
Como a folha de pagamento é baseada nas horas trabalhadas para o cálculo do salário do mês, o ideal é fazer essa conta com um bom sistema de controle de ponto e que forneça informações corretas e confiáveis sobre os dias de trabalho, além do cumprimento dos horários de entrada, saída e intervalos.
Além disso, esse tipo de sistema também ajuda a organizar horas extras, influenciando o valor pago ao colaborador.
Faça uso da tecnologia
Hoje, existem diversas ferramentas que ajudam a processar as folhas de pagamento, o que otimiza tempo e recursos. Elas auxiliam a selecionar as horas trabalhadas e também podem ser programadas para aplicar alguns descontos automaticamente, por exemplo.
O uso delas também ajuda na redução de erros durante o processo. Dessa forma, o RH consegue manter os prazos de distribuição dos documentos.
E você, está precisando de ajuda com a folha de pagamento da sua empresa? Nós podemos te ajudar!
Contamos com um departamento completamente capacitado para cuidar de todos os processos de gestão desse documento.
Fale conosco! Será um prazer te atender e te ajudar com esse serviço.