SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Por que a liderança feminina é importante para o mercado de trabalho?

    Ao falar sobre contribuição das empresas para a igualdade de gênero, a liderança feminina ainda acaba sendo um assunto bastante questionável e polêmico. Entretanto, muitas organizações podem ganhar muito investindo nessa liderança.
     
    Alguns de seus principais pontos são: flexibilidade, colaboração, além de uma maior valorização do lado criativo e inovador. Aliás, tudo isso é essencial para as empresas se manterem competitivas no mercado.

    Mas, ainda assim, existe preconceito contra estilos de liderança, impedindo que mulheres talentosas ocupem posições mais altas no universo corporativo. 

    Por isso, neste artigo iremos apresentar a importância de ter mulheres em cargos de liderança. Continue a leitura!


    Quais as principais características da liderança feminina?

    Antes de apresentarmos as qualidades mais comuns entres as líderes, é importante ressaltar que cada pessoa tem su imagem e características próprias.

    Veja agora quatro aspectos que podem ser melhorados quando as mulheres assumem um time, departamento ou empresa:


    Mais empatia

    Sabia que as líderes femininas costuma ter mais empatia do que os homens?

    Elas estão sempre se colocando no lugar do outro e prestando mais atenção ao lado humano de cada um, sendo características bastante presentes na realidade feminina.

    E isso faz com que o clima da organização fique melhor, contribuindo também para uma postura motivacional muito forte.


    Maior flexibilidade


    A multitarefa também é outra característica bastante presente na liderança feminina.

    As mulheres têm a capacidade de gerenciar todas as suas responsabilidades analisando as necessidades dos colaboradores da equipe.

    Além disso, elas conseguem se adaptar facilmente às mudanças e a lidar melhor com as atualizações do mercado.


    Desenvolvimento da colaboração


    Como as gerentes já estão acostumadas a lidar com diversas necessidades ao memo tempo, elas já compartilham essas necessidades e pedem ajuda à equipe.

    Inclusive, esse tipo de abertura leva a atitudes parecidas entre os membros da equipe. Com isso, eles passam a compartilhar problemas, construindo diferentes soluções a partir da colaboração.


    Aumento do clima organizacional

    Quando existe a liberdade de feedback e auxílio recíproco entre os colaboradores, o ambiente se torna mais acolhedor e agradável, ajudando a reter talentos.

    Sabe por quê? Pois, no geral, as mulheres costumam adotar estilos de liderança menos autoritários, deixando de lado a agressividade para dar prioridade à harmonia e a produtividade no ambiente de trabalho.

    A importância das mulheres em cargos de liderança


    Como a liderança feminina vem crescendo cada vez mais, as pessoas também têm percebido a importância dessa conquista.

    Aliás, como as mulheres são mais capazes de se adaptar às mudanças tecnológicas, elas conseguem lidar com obstáculos com mais facilidade.

    E de acordo com diversas pesquisas, quantos mais mulheres em cargos de lideranças, melhores são os resultados.

    Saiba também que a ocupação feminina nesses tipos de cargos é uma maneira de mostrar representatividade. Há muitos líderes que inspiram e servem de referência para outras mulheres, fazendo com que elas acreditem mais nelas mesmas. Assim, ela conseguem ver a possibilidade de se tornarem líderes, crescendo na carreira e ocupando altos cargos dentro de uma empresa.

    Além disso, elas podem quebrar padrões culturais que vêm fazendo parte da sociedade ao longo do tempo. Adotando algumas atitudes, essas líderes podem até desconstruir os estereótipos e comportamentos estabelecidos às mulheres em diversas situações.

    Falando nisso, a Setrata também conta com um time incrível de mulheres, algumas na liderança inclusive. Todas vêm desempenhando um grande papel e gerando excelentes resultados.

    E a sua empresa, também conta com liderança feminina? Conta pra gente!








    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.