SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Por que o controle de tempo de trabalho é tão importante?

    Hoje, fazer um bom controle de tempo de trabalho, otimizando tarefas, é um dos principais desafios da maioria dos profissionais e empresas.

    Para os funcionários, esse controle ajuda a organizar e gerenciar suas demandas para cumprir prazos e desenvolver suas atividades.

    Agora, para as empresas, ele é mais complexo. Mas por quê? Pois ele envolve questões legais, além de exigir o acompanhamento eficiente da jornada de trabalho dos colaboradores.

    Aliás, se o controle de tempo é realizado de maneira eficaz, ele pode facilitar o trabalho do RH, ajudando a empresa a evitar problemas trabalhistas, entre outras coisas.

    Quer saber mais detalhes sobre o controle de tempo de trabalho? Então veja agora neste artigo!

    Você sabe exatamente o que é o controle de tempo de trabalho?

    Ele está relacionado ao processo de acompanhar, registrar e ajustar as demandas de um colaborador ou empresa, a prazos e horários que eles precisam cumprir.

    Além disso, enquanto os funcionários se preocupam com a gestão de tempo para desenvolver suas tarefas, as organizações precisam garantir que os colaboradores cumpram a jornada de trabalho determinada em contrato, além da carga horário de seus funcionários.

    Dessa forma, o controle de tempo de trabalho se refere à gestão do tempo que deve ser realizada pelo próprio trabalhador, além do que deve feito pela empresa também.

    3 vantagens do controle de tempo de trabalho

    Garante mais segurança jurídica 

    A legislação trabalhista estabelece diversas regras que as empresas devem cumprir em relação à jornada de trabalho de seus colaboradores.

    Aliás, se essas normas não forem seguidas pela organização, a mesma pode sofrer com passivos trabalhistas, além de outros problemas relacionados à Justiça do Trabalho.

    Saiba também que, as empresas que obedecem ao que diz a legislação e usam um bom sistema de controle de ponto, podem evitar problemas
    com a Justiça também.

    Com isso, elas têm maior segurança jurídica. 

    Auxilia o RH a realizar o cálculo correto das horas trabalhadas  


    Para que o setor de Recursos Humano seja mais eficiente, ele precisa de um sistema de controle de horas de trabalho, pois é ele o responsável pela gestão de pessoas, cálculo da folha de pagamento e benefícios, entre outras coisas que precisam do acompanhamento e do registro da jornada de trabalho dos trabalhadores.

    Ou seja, quando esse controle é feito de maneira eficaz, o RH consegue desempenhar suas funções com mais agilidade e de forma assertiva, o que reduz erros ao calcular corretamente as horas trabalhadas, por exemplo.

    Oferece maior organização no trabalho 

    Ao investir no controle de tempo de trabalho, sua empresa consegue um benefício essencial para o sucesso de qualquer negócio, que é a organização. 

    As empresas, que conseguem organizar corretamente as demandas e a jornada de trabalho de seus colaboradores, aumentam a assertividade na hora de executar as tarefas, melhorando bastante a produtividade. 

    Saiba como fazer um bom controle de tempo de trabalho

    Fique atento à legislação 

    Antes de tudo, é necessário entender o que diz a legislação. 

    Assim, a empresa deve conhecer todas as regras relacionadas à jornada de trabalho, como horas extras, faltas, atrasos, entre outras causas.

    Invista em um sistema eficiente para ajudar sua empresa

    É muito importante também a empresa implementar um sistema que facilite e otimize o controle de tempo de trabalho. Além de cumprir o que determina a lei, deixa a gestão de jornada de trabalho muito melhor, agilizando bem mais o trabalho do RH e evitando problemas.

    Agora que você já sabe sobre a importância do controle de tempo de trabalho, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!






    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.