SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Saiba como evitar problemas com horas extras habituais na empresa!

    Realizar horas extras é bastante comum, mas quando se fala em horas extras habituais, a situação já é um pouco diferente.

    Apesar de ser uma prática frequente em diversas empresas, muitos empregadores e trabalhadores não conhecem perfeitamente essas horas e às vezes não sabem da possibilidade de prejudicarem a produtividade da organização, por exemplo.

    Por isso, neste artigo você irá conferir todos os detalhes sobre as horas extras habituais e como evitar problemas com elas na empresa. Acompanhe a leitura!

    Horas extras habituais: você sabe exatamente o que são?

    Por se referirem às horas de trabalho que excedem a carga horária de 44 horas semanais, as horas extras habituais são prestadas com frequência, normalmente por seis meses. 

    E devido a essa frequência, há a definição pela habitualidade, pois são prestadas de forma repetitiva, duradoura e sistemática.

    Diferença entre horas extras eventuais e habituais.

    Os dois tipos são horas de trabalho excedentes e que podem ser realizadas por um trabalhador. 

    As horas extras eventuais são as mais comuns, estando previstas em lei. Ou seja, se referem àquelas situações em que um colaborador trabalha além de sua jornada diária normal de forma inesperada e apenas quando necessário.

    Aliás, costumam ser realizadas quando surge alguma demanda imprevista, um projeto urgente ou qualquer outra situação que surge durante o horário normal de trabalho.

    Já as horas extras habituais, ocorrem com frequência e até uma certa regularidade e de forma previsível, definindo a habitualidade. 

    Essas horas acontecem mais quando um trabalhador faz duas horas extras por dia regularmente, de segunda a sexta-feira, por exemplo.

    Quais as consequências das horas extras habituais?

    Sabia que a prática dessas horas pode causar prejuízos financeiros à organização? Além da indenização, essa prática também pode impactar o cálculo de outros direitos trabalhistas.

    Se a empresa não cumprir suas obrigações legais relacionadas a isso, por exemplo, pode sofrer processos trabalhistas e multas, prejudicando sua imagem.

    Além disso, as horas extras habituais também podem causar baixa produtividade, colocando em risco o engajamento do colaborador, assim como sua satisfação no trabalho.

    2 principais cuidados para evitar problemas com horas extras habituais.

    Ao adotar alguns cuidados em relação à jornada de trabalho dos funcionários, você evita problemas relacionados às horas extras habituais. 

    Confira dois que separamos:

    Planejamento da jornada de trabalho 

    Como planejar a jornada de trabalho está ligado à criação de escalas, ao monitoramento da jornada e à otimização da gestão de tarefas e pessoas de uma empresa, através desse planejamento, é possível distribuir as demandas de forma mais assertiva. Com isso, a prestação de horas extras desnecessárias é evitada.

    Dessa forma, o RH consegue estabelecer regras para garantir o descanso dos trabalhadores, evitando que a prestação das horas extras prejudique a produtividade e o engajamento dos trabalhadores.

    Adotar um controle de ponto eficiente

    Investir em um bom controle de ponto é uma das melhores soluções para controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, além de evitar problemas relacionados às horas extras.

    Aliás, esse tipo de sistema permite o registro de ponto e o controle de frequência dos funcionários, o que facilita o monitoramento e o cálculo de adicionais. 

    Por fim, além de controlar as horas extras, o RH também consegue otimizar o gerenciamento de outras responsabilidades do setor.

    Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!





    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.