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  • Como o RH deve lidar com a LGPD?


    A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é destinada à regularização dos dados compartilhados na internet e pelo uso de informações de terceiros no ambiente on-line, também leva em consideração os mecanismos de segurança concedidos para evitar vazamentos.

    Aliás, muitas empresas possuem e usam dados procedentes de seus colaboradores, clientes e até de candidatos às vagas de emprego. Por isso, a partir de agora, o uso deles deve ser consentido pelo usuário. 

    Mas afinal, como o RH deve lidar com tudo isso? Veja agora no artigo em que preparamos! 

    Você sabe o que diz a LGPD?

    A LGPD, legislação brasileira com objetivo de proteger os dados pessoais de trabalhadores e empresas, estabelece regras claras sobre como as organizações devem coletar, armazenar e compartilhar informações pessoais, o que garante privacidade e segurança dos dados.

    Além disso, normalmente aplica-se a todas as empresas que possuem dados pessoais, independente do tamanho ou do setor de atuação.

    Entre suas principais determinações, estão a necessidade de consentimento explícito para coleta e uso de dados, a obrigação de informar aos titulares dos dados sobre o uso que será feito das informações coletadas, entre outras coisas.

    Agora, como o RH deve lidar com a LGPD?

    O RH é considerado um dos setores mais impactados pela LGPD, pois lida com dados sensíveis dos colaboradores. Com isso, é muito importante que o setor saiba como lidar com a LGPD para garantir a conformidade com a lei, evitando possíveis sanções.

    Por isso, a primeira coisa a se fazer é atualizar os processos internos, como incluir e atualizar as políticas de privacidade, os contratos de trabalho e os procedimentos de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. O ideal é que todos os funcionários estejam cientes das mudanças e das novas regras.

    Como vimos, é fundamental que o RH esteja sempre atento às suas responsabilidades, tomando medidas necessárias para cumprir as exigências da lei.

    Vale destacar também que as empresas devem promover a conscientização e o treinamento de seus funcionários, além de investir mais em tecnologias e processos que garantam a proteção dos dados.

    Você tem alguma dúvida sobre isso? Deixe nos comentários!






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