SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Saiba como funciona a montagem e gestão de um alojamento



    A segurança e saúde no trabalho rural são aspectos fundamentais para garantir o bem-estar dos trabalhadores agrícolas. 

    Um dos pontos cruciais para assegurar condições adequadas é o alojamento, um espaço essencial para o repouso e descanso dos trabalhadores, que deve seguir os requisitos previsto em Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

    A gestão do alojamento rural deve incluir:

    1. Planejamento: 

    Antes da construção do alojamento, é essencial realizar um planejamento detalhado que leve em consideração as necessidades dos trabalhadores e as condições ambientais da região, como temperatura, sensação térmica e índice pluviométrico. 

    É necessário também definir a sazonalidade e a quantidade de trabalhadores que irão utilizar o local, pois o dimensionamento do alojamento deve ser realizado considerando a quantidade máxima de trabalhadores alojadas em um mesmo período.

    2. Manutenção Regular: 

    O alojamento deve ser submetido a inspeções e manutenções regulares para garantir que as condições de segurança e conforto sejam mantidas ao longo do tempo. 

    Deve-se garantir a limpeza do local, no mínimo diária, bem como o cuidado com a retirada de resíduos de acordo com a legislação local, para evitar a proliferação de vetores e pragas. 

    Deve-se observar a manutenção civil do local, garantindo que não ocorra goteiras, bem como o correto isolamento acústico e térmico com as paredes. As instalações elétricas devem estar em perfeito estado de conservação, a fim de evitar acidentes com choque elétricos ou até mesmo incêndios.

    3. Treinamento e Conscientização: 

    Os trabalhadores devem receber orientações sobre as normas e procedimentos relacionados ao alojamento, bem como sobre a importância da higiene pessoal e do cuidado com o ambiente de convívio. 

    Nesse momento também é interessante reforçar as possíveis sanções disciplinares no caso de não atendimento às regras pré-estabelecidas pelo empregador sobre o uso do local.

    4. Dormitórios: 

    O alojamento deve fornecer espaço suficiente para garantir conforto e privacidade aos trabalhadores. É necessário disponibilizar armários com compartimentos individuais para a guarda de objetos pessoais. 

    O dormitório deve possuir no mínimo 3 m² por cama simples, ou 4,5 m² por beliche, incluindo a área de circulação e armários. Os colchões devem ser certificados pelo INMETRO, e o empregador deve fornecer roupas de cama adequadas. 

    Opcionalmente, pode-se substituir as camas por rede, caso seja um costume local, desde que se obedeça ao espaçamento mínimo de 1 metro entre cada rede.

    5. Ventilação e Iluminação: 

    O alojamento deve possuir ventilação e iluminação adequadas, garantindo um ambiente arejado e bem iluminado. Deve-se observar as condições climáticas regionais do local, para garantir um ambiente agradável para o descanso adequado.

    6. Instalações Sanitárias:

    Deve haver instalações sanitárias em número suficiente para atender à demanda dos trabalhadores, com separação por gênero, garantindo privacidade e higiene. 

    A limpeza das instalações sanitárias deve ser diária, e sugere-se a orientação e conscientização aos trabalhadores sobre o correto uso e conservação da limpeza do local. O trabalhador também deve ter a sua disposição um local adequado para lavar suas roupas, com água limpa.

    7. Água Potável:

    É fundamental garantir o acesso à água potável para consumo e higiene pessoal dos trabalhadores, por meio de bebedouros ou garrafas portáteis herméticas adequadas. 

    Não é permitido o uso de copos comunitários, e deve-se monitorar a qualidade e potabilidade da água ofertada aos trabalhadores.

    8. Instalações para Refeições:

    O alojamento deve possuir instalações adequadas para que os trabalhadores possam preparar e consumir suas refeições, ou deve-se existir o serviço de preparo e/ou fornecimento de refeições por responsabilidade do empregador. É necessário proibir o preparo de refeições nos quartos, a fim de se evitar acidentes e contaminações. 

    Deve-se ter um cuidado especial com o GLP usado no refeitório, observando as normas técnicas pertinentes. Opcionalmente, pode destinar o local de realização de refeição como Área de Lazer (porém caso não optar pelo mesmo local, deve-se ter um local próprio para a Área de Lazer), para um momento de descontração e descanso em momentos “livres” do trabalhador. 

    Sugere-se uma pesquisa com os próprios trabalhadores sobre o que eles gostam de fazer em seus horários livres, para então avaliar a aplicabilidade do que disponibilizar para os trabalhadores nesse local.

    Em resumo, a gestão adequada do alojamento rural, conforme previsto pelas Normas Regulamentadoras, é essencial para garantir condições de trabalho dignas e seguras para os trabalhadores do campo. 

    Ao seguir os requisitos da norma, realizar uma instalação adequada e adotar cuidados contínuos, é possível proporcionar um ambiente saudável e propício ao bem-estar dos colaboradores agrícolas em seu momento de descanso, permitindo que tenham um novo dia de trabalho com mais disposição e produtividade.

    Se você precisa de uma empresa especializada para fazer a montagem e a gestão de alojamentos do seu negócio, conte conosco.





    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.