SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Impacto do controle de ponto no trabalho

    O controle de ponto é considerado uma das principais ferramentas na rotina das empresas. Com ele, a empresa consegue deixar as relações trabalhistas mais claras e elas também conseguem ter um controle na gestão de pessoas.

    Além do gestor ter maior controle sobre atrasos e faltas, por exemplo, com o controle de ponto, também é uma obrigatoriedade presente no artigo 74 da lei da CLT.

    Ele ainda pode ser feito de forma mecânica ou automatizada. Atualmente, o sistema eletrônico é mais utilizado pela maioria das empresas, pois oferece mais segurança e assertividade no controle de dados.

    Confira mais sobre o impacto do controle de ponto no trabalho!


    Benefícios do controle de ponto


    Assim como a tecnologia vem evoluindo com o tempo, o controle de ponto também teve impactos positivos. Não é à toa que muitas empresas têm adotado cada vez mais o registro eletrônico para facilitar o dia a dia nesse aspecto.

    Saiba que, com a automatização do controle de ponto, houve maior eficácia na gestão de pessoas, o que diminuiu muito as chances de erro. Além disso, possibilitou uma gestão de horas em tempo real, trazendo mais objetividade na hora de organizar os dados de cada funcionário.

    Separamos alguns dos principais benefícios desse sistema:


    - Mais clareza no controle de entradas e saídas;

    - Menores chances de erros nos dados;

    - Uma facilidade maior na emissão de relatórios;

    - Possibilidade de trabalho remoto;

    - Dificulta processos trabalhistas.


    Lei sobre o controle de ponto


    Mais do que escolher um registro de ponto manual, mecânico ou eletrônico, é ideal sempre ficar atento ao que diz a lei sobre o controle de ponto para gestão de pessoas. Tal obrigatoriedade está prevista no artigo 74, inciso 2 da CLT, que diz o seguinte:

    2º – Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989).


    A influência do controle de ponto na gestão de pessoas


    Você sabia que um controle de ponto pode acabar afetando diretamente no dia a dia de uma empresa quando se fala em jornada de trabalho?

    Quando não se sabe corretamente dados de faltas, atrasos ou excesso de trabalho, impacta na insatisfação profissional, por exemplo.

    Além do mais, qualquer tipo de erro que passar despercebido pelo setor responsável em relação ao controle de ponto, pode gerar ações trabalhistas, pois como já falamos, está previsto no artigo 74 da lei da CLT. Portanto, é uma obrigatoriedade da empresa.

    E não é apenas por conta da lei, mas o controle de ponto também é muito importante nas relações profissionais. Sabe por quê? Uma vez que esses dados de horas extras, faltas e atrasos são acessíveis aos colaboradores, mostram que a empresa é transparente.

    E você, já sabia de tudo isso? Aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a entenderem melhor sobre o assunto. Caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato conosco, temos uma equipe totalmente especializada para te ajudar.







    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.