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  • Avaliação e gestão de desempenho: saiba a diferença


    Por mais que muitas vezes os termos avaliação de desempenho e gestão de desempenho sejam tratados como sinônimos, eles não são iguais. Até são da mesma área, mas não do mesmo modo e nem com o mesmo foco.


    Por isso, é muito importante que toda empresa saiba exatamente qual é a diferença entre os dois, para que serve e qual a importância de cada um.


    Descubra tudo isso agora!


    O que é avaliação de desempenho?


    A avaliação é voltada para a análise do desempenho dos colaboradores. Logo, é uma forma de obter informações que serão utilizadas posteriormente para estratégias.


    Além disso, é precedida de outras estratégias que envolvem o desempenho, além de ser realizada por outras fases que se voltam ao desempenho, sua melhoria e controle.


    O que é gestão de desempenho?


    Já a gestão de desempenho, é um processo contínuo e complexo, avaliando a empresa como um todo, com foco nos resultados, no alcance constante de dados e nas estratégias empresariais.


    A gestão de desempenho possui diversas etapas, incluindo tanto o desenvolvimento das estratégias de avaliação, acompanhamento do desempenho e avaliação dele como ações de desenvolvimento que possam melhorar os resultados.


    Além disso, ela também prepara quesitos avaliativos, depois analisa os resultados obtidos e desenvolve maneiras de melhorá-los.


    O que diferencia a avaliação da gestão de desempenho?


    A grande diferença entre avaliação e gestão de desempenho é que a primeira é uma parte da segunda.


    Veja duas das principais diferenças entre elas:


    Prazo para início e fim


    O processo de avaliação costuma ser mais rápido na avaliação de desempenho, pois geralmente conta com uma data específica para início e fim. E, normalmente, ela é aplicada uma ou duas vezes ao ano para financiar outros processos, como promoção, aumento salarial ou bonificações.


    No entanto, isso nem sempre costuma acontecer na gestão de desempenho, pois o processo é mais demorado e os resultados podem variar bastante de acordo com cada pessoa.


    Resultados bem determinados


    A avaliação é a busca pelo entendimento dos atuais resultados. Por isso, geralmente não envolve metas ou objetivos previamente definidos. E sabe qual é seu principal objetivo? Medir o nível de habilidades do colaborador ou equipe e dar ao RH informações e dados sobre o desempenho geral.


    A gestão já depende de metas desafiadoras para que os profissionais sejam engajados para atingir grandes resultados.


    Por que os dois conceitos são importantes?


    Deu para perceber que os dois termos são diferentes, né? Eles envolvem prazos, métodos e objetivos diferentes. Mas, no dia a dia, ambos são necessários e fazem parte de um mesmo objetivo, que é o desenvolvimento de uma equipe de qualidade.


    Podemos afirmar que é muito difícil fazer uma boa gestão de desempenho sem a avaliação no início e fim do processo, pois só assim a empresa consegue saber o que tem dado certo ou não. De outra forma, também não faz sentido avaliar o desempenho da equipe se não existem processos para otimizar os resultados e garantir maiores conquistas no futuro.


    Sendo assim, a avaliação de desempenho tem a vantagem de permitir que tanto a empresa quanto o colaborador tenham o conhecimento dos pontos fortes e de melhoria da equipe. Em compensação, é a gestão de desempenho que utilizará essas informações no desenvolvimento do grupo.


    Portanto, com certeza, os dois conceitos, utilizados da maneira ideal, garantem a construção de uma equipe de grande performance.


    E você, está precisando de ajuda com algum processo de RH? A Setrata está há 30 anos vivenciando e solucionando as necessidades de empresas que desejam mais resultados em serviços de RH, com inovação e conhecimento.


    Fale conosco! Estamos à disposição para te ajudar e te atender da melhor forma.







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