SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Como o RH atua na relação entre a maternidade e o trabalho


    Sabia que muitas profissionais femininas já precisaram abandonar seus empregos para se dedicar aos filhos, pois encontraram dificuldades para fazer as duas jornadas?


    Porém, o setor de RH tem grande papel no sentido de proporcionar às profissionais, que também são mães, mais tranquilidade para exercerem sua profissão sem deixarem os filhos de lado.


    Quer saber como? Acompanhe o artigo, então, que vamos explicar o que pode ser feito para alcançar esse objetivo.


    Desafios da relação entre a maternidade e o trabalho


    Hoje, é um pouco raro encontrar alguma mulher que não tenha respondido perguntas específicas durante uma entrevista de emprego, sobre se tem filhos ou se pretende ter, por exemplo. Aliás, esse já é um dos desafios para essas profissionais conciliarem maternidade e trabalho.


    Existem muitas empresas que não contratam mães e já têm isso em sua cultura, pois ainda existe a crença de que a vida familiar pode interferir e prejudicar o desempenho profissional, abrindo espaço para as que não querem ter filhos ou preferem preencher a vaga com homens.


    Outro desafio encontrado por elas é o salário que oferecem. Ao comparar mulheres que não são mães com aquelas que têm filhos, a remuneração cai muito.


    A falta de apoio da empresa também é mais um desafio na vida dessas mulheres, pois, normalmente, costumam ficarem responsáveis por levar a criança à creche ou à escola, por exemplo. Há também consultas médicas e outras situações comuns da maternidade. No entanto, a empresa não oferece a flexibilidade que elas precisam para lidar com tudo isso.


    Como o RH ajuda na relação entre a maternidade e o trabalho?


    O setor de RH possui um papel fundamental para garantir uma melhor experiência ao colaborador. Inclusive, é tarefa dele estimular o debate sobre esse tema da relação entre maternidade e trabalho. Assim:


    - A cultura da organização passa por modificações;


    - As profissionais se sentem mais valorizadas;


    - A maternidade pode ser vista como algo natural e alinhada ao bom desempenho das colaboradoras, quando recebem o merecido apoio e acolhimento.


    O RH ainda pode realizar ações para acolhimento das mães e garantir bem-estar para elas em todas as fases da maternidade, como acompanhamento gestacional e suporte emocional durante o período de pré-natal.


    Saiba qual é o impacto do cuidado com as colaboradoras mães para uma empresa


    A humanização tem se tornado um dos principais focos para o desenvolvimento de diferentes processos. A maioria dos profissionais estão buscando mais oportunidades em empresas que valorizam o lado humano.


    Por conta disso, o cuidado com as pessoas tem despertado bastante interesse, promovendo a atração e retenção de novos talentos. Dessa maneira, definir um RH estratégico e mudar a política organizacional é fundamental para atender a essas novas demandas.


    Manter a diversidade na empresa é um dos impactos positivos de promover esse cuidado com as colaboradoras. E ainda, isso ajuda na contratação de pessoas com as mais variadas características e pensamentos diferentes. Inclusive, isso até melhora a imagem da empresa, aumentando a credibilidade diante da sociedade no geral, até mesmo os concorrentes e clientes.


    Além disso, a presença feminina no mercado de trabalho está cada vez mais frequente, e as mulheres são muito importantes para garantir uma cultura empresarial diversa, além de um potencial inovador. Por isso, oferecer a elas a oportunidade de conciliar a maternidade e o trabalho é fundamental, pois assim, elas conseguem se dedicar com segurança a esses dois aspectos.


    Você viu como o RH desempenha um papel extremamente importante em uma empresa, né? Caso você esteja precisando de suporte com esse setor na sua empresa, nós podemos te auxiliar. Temos uma equipe altamente qualificada e preparada para te ajudar com grandes soluções.







    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.